HIV – HIV 1 E 2 – ANTÍGENO E ANTICORPOS – CLIA – TESTE DE TRIAGEM

MATERIAL

SORO

Meios de coleta

Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

prazo

1 dia útil

Realização

Segunda a sábado

Volume Mínimo

0,75 mL

Genes Analisados

Método

QUIMIOLUMINESCÊNCIA - IMUNOENSAIO DE 4ª GERAÇÃO

Baixar Formulário

INSTRUÇÕES

Instruções de preparo

Jejum: Aconselhável de 4 horas.

Instruções de coleta

Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2°C a 8°C).

Instruções de estabilidade

A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.

Instruções de rejeição

Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Instruções  adicionais

Adicionais HIV:
DB Diagnósticos oferece no menu os exames abaixo, que estão contemplados no Fluxograma 6 do Manual Técnico para o diagnóstico da infecção pelo HIV em adultos e crianças, criado pela Portaria SVS/MS nº 29, de 17 de dezembro de 2013, para que o apoiado possa atender a exigência da portaria realizando a sequência de exames do Fluxograma 6 e entrega do resultado ao paciente.
De acordo com o Fluxograma 6, todo TESTE DE TRIAGEM (CLIA ou ECLIA) com resultado REAGENTE deve ser confirmado pelo WESTERN BLOT (HIVWB) antes da entrega do resultado ao paciente.
HIV – HIV 1 E 2 – ANTÍGENO E ANTICORPOS – CLIA – TESTE DE TRIAGEM em Exames
HIV1 – HIV 1 E 2 – ANTÍGENO E ANTICORPOS – ECLIA – TESTE DE TRIAGEM em Exames
HIV2 – HIV 1 E 2 – ANTÍGENO E ANTICORPOS – CLIA E ECLIA – TESTE DE TRIAGEM em Exames
HIVWB – ANTICORPOS ANTI-HIV CONFIRMATÓRIO em Exames

Data de revisão: 01/06/2023.

INTERPRETAÇÃO

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença causada pelo vírus do HIV, que é um retrovírus adquirido principalmente por via sexual e sanguínea, por meio de objetos perfuro-cortantes contaminados e infecção pré-natal do feto ou perinatal do recém-nascido. O vírus do HIV se reproduz no corpo humano nos linfócitos T CD4+, tornando o corpo vulnerável à infecção por doenças oportunistas. A AIDS é causada por dois tipos de vírus da imunodeficiência humana, HIV tipo-1 e HIV tipo-2. O exame é utilizado para detecção simultânea do antígeno p24 e de anticorpos contra o HIV-1 e/ou HIV-2.

AMOSTRA NÃO REAGENTE PARA HIV: O resultado não reagente não exclui a possibilidade de infecção pelo vírus HIV. Há de se considerar o período da ‘Janela Imunológica’. Persistindo a suspeita de infecção pelo HIV, uma nova amostra deverá ser coletada 30 dias após a data da amostra atual.

AMOSTRA REAGENTE PARA HIV: Somente será considerado definitivamente reagente quando a amostra reagente para HIV em teste de triagem for reagente por um teste confirmatório como Western Blot, Imuno Blot ou Teste Molecular (PCR). Resultado obtido utilizando o fluxograma 6, conforme estabelecido pela Portaria nº 29, de 17 dezembro de 2013.

plugins premium WordPress

Entre em contato conosco

Ao preencher o formulário abaixo você será automaticamente redirecionado para nosso WhatsApp