CULB – UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA – ÁCIDO BÓRICO

MATERIAL

URINA AMOSTRA ISOLADA

Meios de coleta

Se solicitado urocultura em tubo cônico estéril o exame deve ser cadastrado no mnemônico CULT - UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA COM CONTAGEM DE COLÔNIAS. Caso o envio seja de amostra sabidamente positiva, deverá ser ser encaminhada através do mnemônico POSURI.

prazo

4 dias úteis

Realização

Segunda a sábado

Volume Mínimo

3 mL e 1 mL*

Genes Analisados

Método

CULTURA ESPECÍFICA E AUTOMAÇÃO

Baixar Formulário

INSTRUÇÕES

Instruções de coleta

Coleta CULB:
Não encaminhar amostras  em frasco com clorexidina, bem como congeladas e amostras de urina 24 horas. Também não serão aceitas amostras vazadas, enviadas em saco coletor (sonda) ou coletores hospitares e sem identificação.

Urina Jato intermediário (médio) – Primeira urina da manhã:
O paciente deve ser orientado a lavar bem os genitais externos com água e sabonete neutro, ou lenços para higiene disponíveis comercialmente; abrir a tampa do frasco com cuidado para não tocá-lo internamente; desprezar o primeiro jato de urina e coletar a porção intermediária diretamente no frasco estéril. Transferir a amostra para frasco contendo ácido bórico. O ideal é a coleta da primeira urina da manhã ou a retenção da urina urina na bexiga durante pelo menos 2 a 3 horas antes de realizar o exame. A retenção por 4 horas ou mais diminui o número de resultados falso-negativos.

Urina saco coletor pediátrico:
Após higienização, colocar o coletor. Este deve ser trocado a cada 45 minutos, até que a criança urine. Após a coleta transferir a urina para frasco contendo ácido bórico.

Nota:
Informar no cadastro o tipo de coleta.

Instruções de distribuição

Transportar refrigerado (2°C a 8°C).

Instruções de estabilidade

A amostra é estável por até 24 horas refrigerada de 2°C a 8°C.

Instruções de rejeição

Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Instruções  adicionais

Data de revisão: 11/08/2023.

INTERPRETAÇÃO

Amostras de urina podem ser submetidas à cultura quando existe suspeita de infecção do trato urinário (ITU) ou para o controle de tratamento em pacientes assintomáticos com maior risco de infecção. O uso do ácido bórico garante um resultado mais confiável, pois inibe a multiplicação de contaminantes que poderiam promover um resultado falso-positivo.

plugins premium WordPress

Entre em contato conosco

Ao preencher o formulário abaixo você será automaticamente redirecionado para nosso WhatsApp