CITO – CITOLOGIA EM MEIO LÍQUIDO

MATERIAL

RASPADO DE COLO DE ÚTERO (ECTO E ENDOCERVICAL)

Meios de coleta

Cell Preserv, Cytoliq, GynoPrep, LiquiPrep, SurePath e ThinPrep

prazo

4 dias úteis

Realização

Segunda a sexta-feira

Volume Mínimo

10 a 20 ml (dependendo do meio utilizado)

Genes Analisados

Método

CITOLOGIA

INSTRUÇÕES

Instruções de preparo

Preparo CITO:
Dados: Por não se tratar de um diagnóstico oriundo de quadro clínico, mas sim de um exame de rastreio, não é obrigatório o envio de requisição médica, junto à amostra. No entanto, é obrigatório na presença de resultados suspeitos/positivos, o envio de  exames anteriores ou dados clínicos relevantes para corroborar o resultado da análise citológica.
 *Vide modelo de requisição no item “links úteis: Formulário – RQ 0535 Exame de Papanicolau”
Outros: Para amostra subsequente utilizar o mnemônico: CITO2 (2ª amostra).

Instruções de coleta

Ver links úteis: INSTRUÇÕES DE COLETA – PAPANICOLAU E MEIO LÍQUIDOS

Instruções de distribuição

Distribuição CITO:
Transportar em temperatura ambiente. Acondicionar os frascos nas bags (bolsas) amarelas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e agilidade no processamento das amostras. Se houver pedido médico, enviar na bag, junto à amostra.

CITO quando compartilhado com testes Moleculares:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras.

Instruções de estabilidade

Estabilidade CITO:
A amostra pode ser estável por quatro semanas em temperatura ambiente.
*Consultar o manual referente a cada metodologia (fornecedor)

Instruções de rejeição

Rejeição CITO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e frasco danificado/ frasco sem identificação do paciente.

Instruções  adicionais

Data de revisão: 01/11/2024.

INTERPRETAÇÃO

O exame tem por objetivo o rastreamento do câncer de colo uterino e consiste na avaliação morfológica das células da ectocérvice e endocérvice para a detecção de alterações neoplásicas ou percursoras do carcinoma cervical. Os resultados podem ser negativos para malignidade, suspeitos, pré neoplásicos ou positivos para malignidade, porém é válido ressaltar que trata-se de um método de rastreio, sendo o histopatológico padrão ouro para o diagnóstico.
Obs: Nos casos em que forem realizados colpocitologia e anatomopatológico ginecológico, estes serão liberados em conjunto e o prazo de liberação seguirá o do anatomopatológico, para associação de resultados como controle de qualidade, conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O método em meio líquido tem como diferencial o processamento técnico pré analítico. A análise morfológica, assim como no método convencional, é baseada na Nomenclatura Brasileira de Laudos citopatológico.

plugins premium WordPress

Entre em contato conosco

Ao preencher o formulário abaixo você será automaticamente redirecionado para nosso WhatsApp